Cidade Destaques,
Presidente do Sindicato dos Servidores repudia mudança de regime previdenciário e submete proposta de aumento de 16% da prefeitura à votação em assembleia
Publicado por Unknown
Publicado em terça-feira, 25 de fevereiro de 2014
![]() |
Foto: Sindicato dos Servidores |
SINDICATO E ADMINISTRAÇÃO DISCUTEM REAJUSTE PARA SERVIDORES NA CAMPANHA SALARIAL DE 2014
Conforme pauta aprovada na última Assembléia dos Trabalhadores do Serviço Público de Salto, deu-se início a Campanha Salarial 2014. Protocolou-se a pauta com a administração e já ocorreu a primeira reunião entre os dois segmentos.
Para a direção do sindicato e os membros da Comissão Permanente, está claro que os trabalhadores defendem melhores salários, reposição de perdas acumuladas, condições dignas de trabalho, envolvendo inclusive o tratamento e as relações interpessoais nos locais de trabalho o que tem sido mais complicado entre trabalhadores e chefias do atual governo.
O reajuste salarial pedido é com base no índice de perdas de uma boa parcela de trabalhadores que não foi contemplada na campanha de 2013. Não tratamos apenas dos salários, por isso, para nós do sindicato todas as cláusulas são extremamente importantes, nenhuma é menos importante que a outra, pois todas buscam benefícios para os trabalhadores. Não vamos perder de vista o prejuízo acumulado durante os oito anos de Geraldo Garcia e Juvenil, quando a antiga direção do sindicato fazia acordo coletivo por telefone com a administração.
Não vamos esquecer que a apesar de difícil, também tivemos conquistas importantes, pela dedicação da direção do sindicato e habilidade da comissão nas negociações com a atual administração. Alguns pontos não avançaram como deveriam, mas a culpa não foi nossa, falta de cobrar não foi. Por conta disso reafirmamos que a linguagem mais eficaz para uma boa negociação é a linguagem dos trabalhadores fazendo coro em suas defesas nas assembleias, atendendo o chamado do sindicato que te representa, mas sozinho não resolve tudo.
Quando à atual administração, adotou a cantilena da mudança de regime não sabem falar em outra coisa, fazem promessas mirabolantes com o tal regime tentando implantar algo que vai beneficiar meia dúzia de apadrinhados como ocorre em outros municípios. Nossa posição é clara, se os trabalhadores votaram contra numa Assembleia legítima, não vamos passar por cima de uma decisão de Assembléia. Não conseguimos vislumbrar tantos benefícios com a possível mudança nem a curto nem em longo prazo, muito menos valorização.
Pode parecer tentador no momento, mas no futuro, será um desastre como tem sido em vários municípios, inclusive, com sintomas de corrupção etc. Portanto, reconhecemos a postura diferenciada da atual administração em relação ao diálogo e a negociação, mas não assinaremos nada sem aprovação em Assembleia, tudo será submetido à votação e também não aceitaremos mais prorrogar prazo igual o ano passado, ficar com a pauta aberta discutindo o ano todo e mesmo assim muitas coisas ainda não foram fechadas ficando inclusive para esta campanha várias pendências do ano passado que já deveriam ter sido sanadas pela administração.
Discutiremos o que for discutível, têm pontos que não há o que se discutir, a valorização dos trabalhadores também não passa só pelo salário. Enfim, ainda temos muito a acertar para os trabalhadores e se administração tiver de fato um grande compromisso com os trabalhadores, à hora de mostrar é agora. O ano passado ainda dava-se um desconto pelo fato de estarem iniciando, agora não pode ser igual e se a única forma de valorização que eles conseguem enxergar é trocando o regime de CLT para estatutário, lamentamos muito, pois lutaremos com todas as nossas forças para impedir esse desastre coletivo e acreditamos muito que os trabalhadores sabem que podem contar com o sindicato, até porque as administrações vêm e vão, os trabalhadores ficam dando o sangue em seu trabalho e honrando os serviços públicos em nossa cidade.
Um reajuste equivalente a 25% não é muito, a prefeitura oferece os 16% que já conquistamos e negociamos no ACT de 2013, quando aceitamos atrelar o reajuste a variação positiva da receita corrente líquida do município, porém, isso ainda tem que ser conferido os dados contábeis, além do que os 48,8% de perdas acumuladas não estão sendo contempladas nesse índice e a administração assumiu encontrar uma forma de repor esses prejuízos. Discutir as perdas é direito.
Exigir respeito e condições humanizadas nos locais de trabalho faz parte da convenção 111. A atual administração, inclusive o Sr secretário sabe tanto quanto nós. Por isso, desde já convocamos todos os membros da comissão ampliada e permanente para participar de uma reunião de avaliação no dia 26/02 a partir das 18h e 30 na sede do Sindicato, também teremos outra reunião com a administração na próxima quinta feira, dia 27/02 às 8h e à tarde teremos outra Assembléia Extraordinária a partir das 17 horas para aprovarmos ou não, as propostas apresentadas pela administração.
Aguardamos todos os trabalhadores e trabalhadoras nesta Assembléia, será um momento decisivo da Campanha Salarial. Participem!
Estância Turística de Salto, 20 de Fevereiro de 2014
José Antonio Giobom - Presidente
0 comentários
Comentário dos leitores