Bem-vindo(a) camarada!
twitter facebook rss

,

R$ 321 milhões de arrecadação é o que estima Galindo para 2014

Foto AI da Prefeitura de Salto
 Na quarta-feira (25/9), a Secretaria Municipal de Finanças da Prefeitura da Estância Turística de Salto, realizou na Sala Paulo Freire, Audiência Pública sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

O objetivo da apresentação realizada pela diretora de departamento de Controladoria, Simone Prado Almeida Valle foi demonstrar os projetos e obras de cada Secretaria e os direcionamentos que serão dados aos recursos públicos próprios, federais ou estaduais para o ano de 2014.

A Prefeitura tem até o dia 30/9 para encaminhar a LDO à Câmara de Vereadores que deve votar até o dia 31/10.

De acordo com o secretário de Finanças, Pedro Galindo, é de suma importância, a participação da população nas audiências que discutem o futuro dos investimentos do munícipio.

“A população precisa se conscientizar que tão ou até mais importante que discutir sobre os problemas atuais, é preciso participar de debates que definirão o futuro de Salto, para evitar que as mesmas situações insatisfatórias tornem a se repetir”, enfatizou.

O secretário ressaltou também que recursos oriundos de convênios firmados ou verbas de emendas federais ou estaduais tem destinação específica e não podem ser usadas para outros fins, além daqueles já propostos.

Para 2014, a previsão de receita total da município gira em torno de R$ 321milhões. Os recursos são investidos em folha de pagamento dos servidores públicos da Prefeitura, Câmara e a autarquia SAAE Ambiental, projetos, obras e reformas em toda a cidade.

Entre as principais obras estão a construção de nove creches/pré-escolas (Mirante dos Ipês, São Gabriel, Santa Efigênia, Nair Maria, Laguna, e Fabri, Soberano e Sol D’Icaraí) e ampliação pré-escola do Santa Marta, da creche do bairro São Pedro e São Paulo e do CEMUS VIII (Centro de Educação Municipal de Salto) no Nova Era.

Da Ação Social e Cidadania, a construção de dois CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) e projeto de novas empadeiras.

Já da Saúde estão entre as prioridades do ano de 2014, a construção de duas UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) e duas UBS (Unidade Básica de Saúde) nos bairros Jardim Cidade e São Pedro e São Paulo, do CAPS –AD (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas), aquisição de ambulâncias e sede da nova secretaria. Para essa pasta o investimento mínimo estipulado em lei é de 15%, porém Salto disponibiliza cerca de 22% dos recursos do munícipio.

O principal projeto da Secretaria de Governo é a intensificação do Programa Minha Casa Minha Vida e a modernização do transporte coletivo como meta para melhorar a mobilidade urbana.

Reformas do Museu, Conservatório e Casa da Cultura, a implantação do Museu da Memória Operária (Casa do Operário) e a descentralização dos projetos culturais são as prioridades da Secretaria da Cultura.

Implantação do SENAI próprio e do Polo Tecnológico, Trem Republicano, Ponte Estaiada, Ilha da Usina, revitalização do Parque do Lago estão entre as principais metas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.

No Esporte, construção da arquibancada do Estádio e do vestiário do Campo da Vila Nova, revitalização do Centro Esportivo do Jardim das Nações e de outras áreas de lazer serão iniciadas em 2014.

Intensificação da coleta seletiva, remodelamento do sistema de destinação de resíduos e implantação de ecopontos são as propostas da Secretaria do Meio Ambiente.

Troca da Torre de UHF, implantação da Casa do Servidor e Projeto Cidade Digital serão iniciadas em 2014 pela Secretaria de Administração.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano fará a revisão do Plano Diretor e projetos de macrodrenagem e de combate às enchentes.

Por Obras e Serviços Públicos serão começadas a pavimentação das Ruas Inglaterra, Vaticano, Piemonte, Liguria, Lácio, Topázio e José Arruda e o Parque Linear do Jardim Saltense.

Da autarquia SAAE Ambiental estão previstas a implantação e adequação da elevatória do Piraí, construção da ETA (Estação de Tratamento de Água) do Santa Cruz e renovação de hidrômetros.

Depois da LDO aprovada, segue para a Câmara a LOA (Lei Orçamentária anual) com orçamento detalhado de cada obra e projeto a ser executada e que tem de ser votada antes do recesso.
 
(AI da Prefeitura de Salto)

0 comentários

Comentário dos leitores

Últimas Notícias

Video em Destaque