Cidade Destaques,
UOL: Reajuste do IPTU no interior de SP [Salto] chega a 1.000%
Publicado por Unknown
Publicado em terça-feira, 14 de janeiro de 2014
Wellington Ramalhoso
Do UOL, em São Paulo
A Prefeitura de São Paulo não conseguiu levar adiante o projeto de aplicar um aumento médio de 14,1% no IPTU, mas proprietários de imóveis de outras cidades do Estado terão de pagar reajustes bem mais altos. Donos de terrenos situados em Salto (105 km a noroeste da capital), por exemplo, foram surpreendidos com aumentos que chegam a 1.000%.
Em São Paulo, o projeto da administração Fernando Haddad (PT) também estipulava reduções do imposto em 24 dos 96 distritos da cidade, recebeu a aprovação da Câmara Municipal, mas acabou derrubado na Justiça por ações movidas pela Fiesp (Federação das Indústria do Estado de São Paulo) e pelo PSDB.
Colega de partido de Haddad, o economista Juvenil Cirelli, prefeito de Salto, cidade com 106 mil habitantes, aplicará reajustes bem acima da inflação de 5,91% registrada em 2013 pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor - Amplo), apurado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Os maiores índices de reajuste são os de terrenos desocupados. O vereador Edemilson Santos (DEM) apresentou na terça-feira (7) na Justiça uma ação popular com pedido de liminar contra a elevação do imposto na cidade. O parlamentar diz que há altas que superam os 1.000%. Para ele, o aumento é inconstitucional porque "não respeita a capacidade contributiva dos moradores".
0 comentários
Comentário dos leitores