Cidade Destaques,
Troca de hidrômetros e aumento da tarifa de água desagradam população saltense
Publicado por Unknown
Publicado em quinta-feira, 23 de janeiro de 2014
Desde 6 de maio do ano passado, o SAAE Ambiental, autarquia responsável pelo serviço de água e esgoto, está realizando a troca de vários hidrômetros de imóveis do município de Salto (SP), em vários bairros. O trabalho começou coma troca inicial de 10 mil aparelhos na região central da cidade, no bairro Jd. das Nações e no Santa Cruz. A justifica para tais substituições era que os hidrômetros com mais de 10 anos de uso apresentariam defeitos que impediam que registrassem o consumo real de água fornecido aos imóveis.
A expectativa da população era de que a troca dos aparelhos elevassem os valores das contas de água em até 20%; porém o que vem ocorrendo é que os saltenses estão recebendo contas após a troca com valores com aumento de até 300%.
O prefeito, Juvenil Cirelli (PT) anunciou o aumento da tarifa mínima de água, consumo de até 10 m³, em 10,9%, em dezembro do ano passado, alegando que o aumento se justificava uma vez que já estava cerca de 20 meses defasado e que apenas a administração estaria aplicando o valor da inflação registrada pelo IPCA.
O fato é que nem o aumento da tarifa de água e nem a troca dos hidrômetros que resultou em contas de valores mais elevados agradaram a população saltense e a questão também passou a integrar a pauta das manifestações contra o aumento abusivo do IPTU 2014.
O PCdoB Salto entende que tais reajustes de tarifas e preços públicos, bem como qualquer serviço que venha a onerar as famílias saltenses deve passar antes por um estudo que permita que esses encargos não sejam maiores que a progressão da renda familiar no município.
0 comentários
Comentário dos leitores