Cidade Destaques Movimentos,
Avante Salto mobiliza população contra Iptu abusivo, bloqueia a SP-079 e provoca congestionamento que atinge município vizinho
Publicado por Unknown
Publicado em sábado, 18 de janeiro de 2014
O movimento Avante Salto organizou através das mídias sociais uma marcha de repúdio ao aumento abusivo do IPTU e o aumento das tarifas de água e esgoto, na tarde de 15/01. Cerca de 1500 pessoas, de todas as faixas etárias, de diversos bairros da cidade, concentraram-se no Pavilhão das Artes, onde discursaram contra os vereadores que aprovaram os aumentos, o secretário de Finanças e o prefeito.
Os manifestantes usaram do megafone para apresentar suas contestações não só sobre o IPTU mas de outras questões que acreditam que não estão sendo bem geridas pela administração municipal, entre as quais, o atendimento no serviço de saúde, a proposta de mudança do regime de previdencia dos servidores, as mudanças no transporte intermunicipal de estudantes e a falta de representatividade.
![]() |
Vereadores que aprovaram o aumento do IPTU |
Os manifestantes subiram em marcha pela rua 9 de Julho até a avenida Dom Pedro II, acompanhados pela GCM e a PM, que ajudaram no bloqueio das ruas. No local os manifestantes sentaram-se na rua em sinal de organização, como nos atos ocorridos em junho de 2013, mais uma vez fizeram discursos e gritaram palavras de ordem contra o prefeito.
Os manifestantes leram os nomes um a um dos vereadores que aprovaram o projeto do executivo que revisou a planta genérica de valores. O único vereador que esteve presente no ato, foi Edemilson Santos (DEM).
"Eu havia pedido mais tempo para que a Casa de Leis pudesse analisar e discutir a matéria em profundidade, mas infelizmente fui vencido pelo plenário que se precipitou", declarou o vereador Edemilson.
![]() |
Líderes comunitários apresentaram descontentamento com o governo Cirelli |
Os manifestantes percebendo que não encontrariam mais ao Palácio Nove de Julho em expediente optaram voltar para o Pavilhão das Artes e interditar a ponte na Rodovia da Convenção (SP-079) que com o bloqueio da rotatória ocasionou o congestionamento até a altura do Condomínio Portal de Itu, no município vizinho. Vários veículos de comunicação locais se fizeram presente para cobrir o ato.
A organização do movimento Avante Salto recolheu assinaturas e distribui formulários de um abaixo-assinado que deve ser apresentado ao Ministério Público em 04/02. Segundo os organizadores ma nova manifestação será organizada no dia 25/01, com concentração às 9h, na Pça da Saudade.
0 comentários
Comentário dos leitores