Bem-vindo(a) camarada!
twitter facebook rss

,

"Volta por cima", como Bogotá e Medellin superaram a violência e o crime

Bogotá e Medellín na Colômbia chegaram ao fundo do poço na década de 1990. Medellin, inclusive, foi considerada a cidade mais violenta do mundo à época. Então, uma safra de bons prefeitos, com o apoio da população, mudou o destino que parecia irreversível. A mesma Medellin foi eleita, agora em março, a cidade mais inovadora do mundo.

O que e como foi feito para mudar tão radicalmente esses destinos? É justamente uma tentativa de resposta a essas questões o objetivo do livro “As lições de Bogotá e Medellin – Do caos à referência internacional”, que foi lançado em 15/04, no Paço Alfândega, no Recife.

 A obra é organizada por Murilo Cavalcanti, hoje secretário de Segurança Urbana do Recife, e foi criada a partir de relatos de políticos, arquitetos, sociólogos, jornalistas, brasileiros ou estrangeiros, que tiveram alguma experiência nas duas cidades.

De acordo com as pesquisas apresentadas no livro, Medellín e Bogotá sofrem dos mesmos males que acometam a maioria das cidades latino-americanas. Lá há corrupção, violência policial, exclusão social.

“Esperamos, com essa publicação, estar contribuindo para o debate de que é possível mudar uma cidade”, explicou Murilo.
 
(Publicado no blog Refletor uma luz no audiovisual)

0 comentários

Comentário dos leitores

Últimas Notícias

Video em Destaque